Abrir um escritório de advocacia não é uma tarefa fácil ou simples. Na realidade, a profissão do advogado é uma das que mais tem crescido nos últimos anos, se tornando bastante requisitada. 

Por isso, abrir o próprio escritório de advocacia pode ser uma escolha inteligente para alavancar uma carreira de sucesso.  

Mesmo sendo uma carreira com bastante concorrência, ainda existe espaço para os profissionais se lançarem no mercado de forma competitiva e inovadora. 

  

Pensando nesse processo complexo, separamos algumas dicas para quem vai abrir um escritório de advocacia. Fique ligado! 

  

4 dicas para quem vai abrir um escritório de advocacia 

  

Monte um plano de negócios – Em primeiro lugar, para quem estiver planejando abrir qualquer tipo de empresa, é necessário montar um plano de negócios. Ou seja, sem planejamento não é possível obter sucesso e isso vale também para um escritório de advocacia

  

Nesse sentido, não basta apenas ser um excelente advogado, é necessário também trabalhar o empreendedorismo do negócio. Por isso, montar um plano é fundamental para controlar questões importantes de administração, gestão e finanças, por exemplo. 

  

Com um bom plano de negócios é possível organizar algumas prioridades, como por exemplo: identificar público-alvo, mapear concorrentes, definir áreas de atuação e estruturar a precificação dos seus serviços. A partir disso, você terá um bom norte na busca por uma advocacia de sucesso

  

Saiba como atrair clientes – Outra dica importante para abrir um escritório de advocacia é saber como atrair clientes.  

  

Na realidade, é importante frisar o fato de que a OAB proíbe a mercantilização da advocacia no Brasil e a captação de clientes. 

  

Desse modo, é necessário que os advogados responsáveis pelo escritório de advocacia saibam como conquistar a própria clientela. Tudo isso deve ser feito de maneira ética e conforme os regulamentos exigidos pela Ordem. 

  

Assim, o marketing jurídico pode ser aplicado, com o uso de ferramentas digitais principalmente. Ou seja, é importante divulgar em site próprio, blog e redes sociais sobre o trabalho do escritório 

  

Desse modo, você pode se tornar conhecido do público online, e ser lembrado como autoridade na área em que atua. Isso é fundamental para se destacar entre os clientes e competir no mercado.  

  

No entanto, é necessário destacar que um escritório de advocacia não pode fazer um marketing de maneira agressiva.  

Assim, é preciso pensar estratégias para essa divulgação, produzindo conteúdos explicativos e mostrando soluções para os problemas das pessoas. 

  

Defina uma área de atuação – É importante também fazer uma análise prévia do mercado. Assim, você pode ter uma noção melhor de quais áreas de atuação estão com maior procura e menos oferta de advogados. 

  

No entanto, essa decisão é muito importante e, por isso, não pode ser tomada apenas com o pensamento no negócio. Enquanto advogado que vai abrir o próprio escritório, também é necessário entenda melhor a respeito de cada uma das áreas da advocacia e identificar com qual se encaixa melhor. 

  

Ao analisar o mercado, você pode ter uma ajuda para tomar essa decisão. Ainda possibilita identificar seus concorrentes, onde eles estão, conhecer seu modelo de atuação, estabelecer preços competitivos para seus serviços, entre outras vantagens. 

  

Contrate um software jurídico – Por último, utilize a tecnologia ao seu favor desde o início do seu escritório. Com um software jurídico de alto padrão, você possui inúmeras vantagens para o seu negócio. 

  

Assim, ao implementar sua utilização desde o início, organiza de maneira adequada a gestão dos processos e também faz a captura dos andamentos processuais.  

Além disso, você pode ganhar tempo ao automatizar atividades que não são de extrema importância, mas consomem energia. 

  

Desse modo, toda a gestão do escritório pode ser feita com um bom software jurídico, permitindo que você crie novas atividades, estipular prazos, prioridades e atribuir atividades para diferentes pessoas da equipe.  

  

Tudo isso vai fazer com que você seja mais competitivo no mercado e ainda organize melhor essa etapa inicial do escritório de advocacia

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