Ao abrir o próprio escritório de advocacia o sonho é sempre se tornar uma referência no mercado, não é mesmo? Atuar com o que gosta, utilizando os seus serviços para ajudar as pessoas e ainda conquistar reconhecimento do setor.

Essas metas são plenamente alcançáveis, até mesmo para quem está iniciando no ramo. No entanto, mesmo que você seja um advogado excelente, controlar um empreendimento é um desafio e pode apresentar alguns percalços.

Muitas vezes os advogados não aprendem questões básicas de administração de empresas na faculdade, por exemplo. Assim, estudar e se aprimorar em todos esses quesitos é fundamental para se tornar referência no mercado.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes que podem te ajudar a consolidar o seu escritório como referência no mercado.

8 dicas para ter um escritório de advocacia referência no mercado

1 – Análise e planejamento do mercado – Em primeiro lugar, existe um momento que o advogado precisa compreender o seu escritório de advocacia como um empreendimento. Assim, é preciso fazer uma análise e avaliação do mercado do setor.

Nesse sentido, você deve levar em consideração alguns aspectos essenciais, como é o caso dos efeitos das ofertas e das demandas de um escritório de advocacia. Ou seja, os valores de custo e ganhos vão ser determinados pela demanda do escritório e isso impacta diretamente o seu funcionamento.

Em geral, quanto maior for a demanda, consequentemente o preço também vai aumentar, caso não ocorra alteração na oferta dos serviços. Assim, é preciso analisar essas situações para manter o escritório em equilíbrio com o mercado. Algo que pode colaborar para essa estrutura é escolher um ramo de atuação e investir nele a longo prazo.

2 – Investir em sua marca pessoal – Atualmente, qualquer negócio precisa ter uma identidade própria e reconhecida no mercado. Isso não é diferente com um escritório de advocacia que deseja se destacar entre tantos outros. Principalmente com o avanço do marketing digital e de como ele é utilizado para a divulgação dos empreendimentos e para ser encontrado na internet por potenciais clientes.

Desse modo, é muito importante para se tornar uma referência no mercado que o escritório de advocacia tenha um investimento na marca pessoal. Em todos os lugares é necessário usar o nome do empreendimento e também o seu próprio nome, deixando isso bem registrado para os clientes.

Assim, você também garante que os clientes conheçam o seu trabalho e procurem por você futuramente. Além disso, o investimento em conteúdo de qualidade publicado na internet pode colaborar de maneira significativa para garantir um diferencial competitivo.

3 – Definir uma área de atuação – Como destacamos anteriormente, investir em uma área de atuação para o setor pode ser algo muito importante para o escritório de advocacia se tornar uma referência no mercado. 

Com esse foco, o seu empreendimento pode conquistar rapidamente um patamar mais elevado nessa atuação em específico. No entanto, existem alguns pontos que podem ser considerados antes de tomar essa decisão.

Um deles é o foco na região geográfica, fazendo com que você escolha um local em específico para montar o escritório, mas que tenha bastante demanda para os seus serviços. Avaliar se o empreendimento está bem localizado é fundamental para o sucesso do negócio.

Já no caso do foco na especialização em alguma área, o local não vai significar tanto, já que você terá uma demanda mais específica. Assim é possível economizar na localização, mas mantendo sempre o investimento em conhecimento. Por exemplo: a participação em seminários da área pode contribuir para o seu trabalho, assim como eventos e, principalmente, cursos de especialização relacionados com o direito.

4 – Carreira sozinho ou em sociedade? – Um ponto importante na hora de abrir um escritório de advocacia e planejar se tornar uma referência no mercado é como você vai administrar isso. Atualmente é possível abrir a sua própria empresa sozinho, garantindo maior autonomia nas decisões.

No entanto, a colaboração de sócios, em todos os aspectos, pode ser fundamental para o escritório se tornar um destaque. Mesmo assim, é preciso levar em consideração o profissionalismo dos demais advogados e se eles complementam a sua área de atuação.

5 – Prospecção de novos clientes – Ao prospectar novos clientes, é necessário ter em vista todas as determinações e diretrizes da OAB, para garantir que você não irá burlar nenhum código de ética sem querer.

Uma possibilidade é ativar clientes antigos ou até mesmo agregar valor aos novos clientes. O primeiro caso acaba sendo mais seguro, pois os clientes conhecem os seus serviços. Já no segundo caso é possível apresentar os seus serviços e como você pode colaborar para resolver o problema dessa pessoa.

6 – Finanças – Para um escritório de advocacia se tornar referência no mercado, ele não pode operar sem um controle rígido das finanças. Nesse sentido, é importante ter o controle nos custos dos processos judiciais e gerir bem quando ocorrer um cancelamento de contrato.

Para os advogados pode parecer complicado, mas é fundamental que se acompanhem os indicadores, como fluxo de caixa, por exemplo. Para isso, o ideal é contratar profissionais qualificados para colaborar e também softwares de apoio jurídico.

7 – Invista no seu escritório de advocacia – Pode parecer custoso, mas investimentos são necessários para o seu empreendimento crescer. Não existe a possibilidade de se tornar referência no mercado sem essa etapa.

Desse modo, você pode padronizar processos internos para ter maior produtividade e poder focar em diversas áreas. O marketing é fundamental para o seu negócio, ainda mais se ele for feito voltado para a internet e as redes sociais. Isso permite você manter um networking e ficar conhecido por mais potenciais clientes.

8 – Regras da OAB – Ética profissional é imprescindível para o escritório de advocacia ser referência no mercado. Ou seja, os seus valores pessoais enquanto advogado devem permanecer em foco sempre. Jamais esqueça “de onde” e “para que” você veio.

As regras da OAB também servem como um norte para que você esteja atento para não infringir nenhum código de ética profissional. Nesse sentido, vale destacar que o seu nome e o da sua empresa estão em jogo e se você for mal visto por colegas e clientes, vai acabar perdendo confiança e relevância no setor.

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