A publicidade na área jurídica é um tema muito importante de ser abordado. Hoje em dia, é bastante complicado conseguir destacar o seu negócio sem o apoio de propaganda, principalmente levando em consideração o uso do marketing digital.

Esses métodos são muito utilizados para a divulgação da própria empresa, fazendo com que o trabalho exercido tenha um alcance maior e que seja recebido por mais pessoas. No entanto, essas técnicas precisam ser utilizadas corretamente e, principalmente, de maneira ética.

Desse modo, a publicidade na área jurídica apresenta diversas questões específicas para utilização, principalmente pela natureza da atuação dos escritórios de advocacia. Na realidade, o que acontece é que a publicidade direta com fins de captação de clientes não era permitida conforme o primeiro Código de Ética e Disciplina (CED), divulgado em 1995.

Desse modo, muitas pessoas ainda acreditam que a publicidade na área jurídica é completamente proibida, mas existem algumas formas de trabalhar essa questão de maneira ética e compromissada. Além disso, o Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), publicado em 2015, alterou diversas questões importantes.

Pensando nisso, vamos abordar os limites da propaganda e publicidade para os escritórios de advocacia e como você pode se destacar no mercado, de maneira ética e eficiente. Confira!

Os limites da publicidade na área jurídica

Primeiramente, é sempre importante ressaltar a necessidade de consultar e seguir todas as regras estabelecidas pelo Código de Ética da OAB. Essas orientações ajudam no trabalho dos advogados e também evita os riscos de sofrer punições da instituição.

Assim, a OAB deixa bastante evidente que o advogado não pode utilizar a publicidade com a intenção de captar clientes. Nesse caso, a publicidade na área jurídica deve ser realizada com discrição e sobriedade, sempre com o caráter informativo.

Estas indicações servem para que os escritórios de advocacia não acabem estimulando conflitos de interesse e também não ocorra a mercantilização da advocacia. Mesmo assim, a definição de “discrição e sobriedade” dada pela Ordem pode ser um conceito aberto e interpretativo.

O fato é que não é proibida a publicidade na área jurídica e existem possibilidades de fazer isso de maneira ética. Sendo assim, uma das formas de usar a publicidade de maneira correta é apresentar o seu conhecimento na área e apresentar formas de bons serviços à sociedade.

Em geral, muitas pessoas não conhecem seus direitos e também podem encontrar dificuldades para resolver demandas específicas. Por isso, escritórios especializados podem utilizar do marketing digital, por exemplo, para cumprir essa função de informar sobre direitos e tipos de serviços de advogados.

Ou seja, divulgações feitas com fins informativos e educativos são boas maneiras de divulgar o seu escritório de advocacia. Diretamente, isso não é uma forma de captar novos clientes, mas pode conquistar a confiança das pessoas com o seu trabalho.

Além disso, temos outros pontos abordados pela OAB como permitidos pela publicidade na área jurídica. Veja mais:

  • Anunciar os serviços profissionais com discrição e moderação, com finalidade exclusivamente informativa;
  • Incluir o nome completo e número de inscrição na OAB em anúncios, assim como títulos ou qualificações profissionais, endereços, horários de atendimento e formas de contato;
  • Enviar comunicados, correspondências e publicações, bem como boletins informativos e comentários sobre a legislação, apenas a colegas, clientes ou pessoas que autorizaram esse envio;
  • Utilizar expressões como “escritório de advocacia” ou “sociedade de advogados” acompanhadas do número de registro da OAB ou do nome e do número de inscrição dos advogados que o integrem;
  • Fazer o anúncio em língua portuguesa, no Brasil – se estiver em idioma estrangeiro, deve haver tradução;
  • Participar de programas de televisão ou de rádio, de entrevista na imprensa, de reportagem televisionada ou de qualquer outro meio de comunicação com objetivos exclusivamente ilustrativos, educacionais e instrutivos, sem propósito de promoção pessoal ou profissional.

Como um software jurídico pode dar destaque para o seu escritório

Uma das formas de destacar o seu negócio na área do direito em meio a uma grande quantidade de escritórios de advocacia é mostrar eficiência, agilidade e uma boa gestão. Desse modo, o software jurídico é uma ferramenta indispensável, já que o sistema colabora com a automação de atividades cotidianas. Assim, a sua empresa mostra que possui um diferencial competitivo entre tantas outras no mercado.

Além disso, o software jurídico oferece uma série de benefícios que vão demonstrar como o seu escritório de advocacia está à frente de outros competidores. Desse modo, apresentamos os principais benefícios proporcionados pela ferramenta. Veja mais:

Gestão completa de processos – Cria um arquivo eletrônico de fácil acesso com todas as informações dos processos cadastrados no sistema. Muito mais prático e seguro do que os arquivos físicos, por exemplo.

Captura de andamentos processuais – Você consegue acessar os processos em andamento e todas as movimentações, assim como intimações. A cada captura, o advogado recebe um aviso através de uma notificação dentro do sistema.

Ganho de tempo por meio da automação de atividades – Um software jurídico oferece um ganho enorme em relação ao tempo, já que ele oferece um sistema de gestão jurídica completo. Assim, você ganha o controle de todas as atividades necessárias do seu escritório, de forma ágil e eficaz.

Gestão do escritório – Ele também é capaz de criar novas atividades, estipular prazos, prioridades e atribuir atividades para diferentes pessoas da equipe com pouco trabalho. Também oferece a possibilidade de organizar e facilitar a visualização do trabalho inteiro.

Controle de prazos – Com um bom software jurídico, você pode cadastrar todos os compromissos e receber alertas dos prazos necessários. Assim evita a chance de atrasar ou perder algum processo.

Criptografia e segurança de dados – Garantir a segurança das informações é uma forma de conquistar a confiança dos seus clientes. Desse modo, um software jurídico pode criar um mecanismo de proteção dos dados, fazendo essas informações serem ilegíveis para qualquer agente externo. Gestão financeira completa – Além disso, o software jurídico pode efetuar uma gestão financeira completa no sistema, fazendo o gerenciamento rápido e eficiente de fluxo de caixa, organização de honorários, receitas e custas, além de gerar relatórios personalizados

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