Aumentar a receita é o desejo de qualquer empresa. A necessidade de organizar o fluxo de caixa, pagar as despesas, salários dos funcionários e ainda ter lucro é uma realidade bastante complicada. 

Em um escritório de advocacia, o objetivo final é oferecer o melhor atendimento possível para os clientes. No entanto, a receita é fundamental para manter o funcionamento e o bom andamento do trabalho. Para isso, não basta apenas aumentar o número de clientes, também é preciso equilibrar as finanças e estabelecer metas claras e objetivas. 

Não é viável trabalhar em um escritório em que muitas vezes os sócios acabam usando o dinheiro próprio para manter o negócio funcionando. É preciso que a empresa tenha o seu valor e consiga “andar com as próprias pernas”. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem colaborar para aumentar a receita do seu escritório de advocacia. Confira! 

Dicas para aumentar a receita do seu escritório de advocacia 

1 – Planejamento e análise – O planejamento faz parte de todo escritório de advocacia e não seria diferente no objetivo de aumentar a receita. Em primeiro lugar, você deve partir da sua realidade atual e, por isso, precisa fazer uma boa análise da situação financeira do escritório de advocacia

Ou seja, deve fazer um levantamento dos principais dados financeiros e avaliar se há equilíbrio entre receita e custos. Também deve-se avaliar a situação de inadimplência dos seus clientes e quais os recursos disponíveis para você investir e fazer o negócio crescer. 

Ao ter o controle desses dados e informações, você pode desenvolver um plano de ação para melhorar os ganhos do escritório. Nesse sentido, um software jurídico pode colaborar de maneira incrível. 

O eNomos oferece o controle financeiro do escritório de advocacia, com conciliação bancária e emissão de boletos, por exemplo, além da gestão de documentos. Ao utilizar a tecnologia ao seu favor, você pode estar dando passos importantes para melhorar o desempenho dos lucros. 

2 – Melhorias em curto e longo prazo – É possível aplicar diferentes estratégias para aumentar a receita do seu escritório de advocacia. Subir os honorários, por exemplo, é o mais lógico, mas pode fazer com que os clientes procurem a concorrência. 

Por isso, é importante agregar valor ao cliente e oferecer diferenciais, conquistando o público e se destacando no mercado. No entanto, isso pode demorar mais do que o esperado e, por isso, é importante se planejar bastante. 

Outra estratégia eficiente, principalmente no curto prazo, é começar pela redução de despesas. Tornando a atuação mais barata, consequentemente, o seu escritório será mais lucrativo. 

3 – Metas e objetivos – Para aumentar a receita do seu escritório de advocacia, deve-se ter em mente as metas a curto, médio e longo prazo. Melhorar a renda é um objetivo a ser conquistado, no entanto, é necessário definir etapas para alcançar e também quantificar. 

Ao deixar esse objetivo em aberto ou muito vago, pode ser mais complexo de atingi-lo, já que você não saberá os caminhos a percorrer. Por isso, você pode elaborar algumas respostas para perguntas como por exemplo: aumentar a receita em quanto? Quanto tempo deve levar para isso? É alcançável dentro da sua realidade? Como esse aumento de receita vai afetar o seu escritório? Quanto vai custar? O que você precisa para atingir a sua meta? 

São perguntas simples, mas que indicam um caminho mais fácil de executar e alcançar. Principalmente porque após essas definições, é possível elaborar estratégias para conquistar a melhoria na renda do escritório. 

4 – Fazer mais com menos – Essa frase é bastante clássica e é uma forma eficiente de aumentar a receita. Produzir mais com menos custos é o caminho para o sucesso e melhoria financeira do seu escritório de advocacia. 

Nesse sentido, a tecnologia pode ser muito favorável e contribuir para a melhoria de processos. O eNomos é um software jurídico que tem a capacidade de monitorar processos, organizar documentos e agenda dos advogados, além de monitorar as atividades da equipe. 

A partir do uso dessa ferramenta, você melhora a parte operacional, deixando a equipe mais enxuta e com mais tempo para melhorar atividades fundamentais do trabalho do escritório

5 – Proposta de valor do seu escritório - O mercado é muito competitivo e você precisa fazer com que os potenciais clientes decidam pelos seus serviços jurídicos. Por isso, é importante conquistar a confiança do público e apresentar um “pacote de benefícios” que sua empresa oferece. 

Apesar de ser um termo do marketing, pode ser aplicado para os advogados. Nesse caso, você pode explicar como seus serviços resolvem os problemas dos clientes e como eles podem melhorar as situações. Além disso, é preciso deixar sempre bem claro do porquê o público deve confiar a contratação no seu escritório e não no da concorrência. 

6 – Especialização no valor do seu escritório – Para aumentar a receita do seu escritório, você também pode se tornar um especialista na proposta de valor da sua empresa. Uma estratégia interessante para isso é demonstrar para os clientes a sua formação e especialização nas áreas de atuação que eles necessitam.  

Apresentando informações que revelam como você entende do assunto é um grande diferencial e pode fazer toda a diferença na contratação dos seus serviços jurídicos. 

7 – Marketing jurídico – Concluindo, vamos abordar a importância do uso do marketing jurídico para melhorar o aspecto financeiro. Com as estratégias corretas sendo aplicadas, é possível atrair mais clientes, de maneira ética e eficiente, e ainda aumentar a receita

Além disso, os clientes interessados no seu escritório tendem a ser mais rentáveis, já que eles criam uma certa fidelização e podem indicar para outros clientes. O marketing jurídico pode fortalecer esse relacionamento e melhorar ainda mais os ganhos. Ou seja, você direcionar essas abordagens do marketing digital para conquistar mais clientes e também ganhar destaque no mercado. 

Nesse sentido, um software jurídico também pode colaborar com o marketing do seu escritório de advocacia. Ao utilizar as ferramentas do eNomos, por exemplo, você conquista maior eficiência, agilidade e uma boa gestão no trabalho. A partir disso, é possível focar na divulgação do seu trabalho, realizando a automação de atividades cotidianas. 

O eNomos ainda colabora com o destaque que sua empresa pode ganhar. Ao apresentar todas as suas funcionalidades e facilidades tanto para o escritório, quanto para os clientes, você obtém maior destaque no mercado. Ele tem a capacidade de colocar o escritório de advocacia à frente de outros competidores, com os benefícios proporcionados pela ferramenta

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