Fidelizar clientes é uma tarefa essencial e a busca de quase toda empresa. Já para os escritórios de advocacia, esse ponto é fundamental para a própria sobrevivência do trabalho ao longo dos anos.

Com a alta concorrência do setor, é preciso buscar maneiras de se destacar entre tantos outros profissionais que estão buscando o seu espaço no mercado. Por isso, trabalhar para que os clientes conheçam o seu serviço, se mantenham fiéis como clientes e ainda divulguem para outras pessoas é muito importante.

O trabalho dos advogados tende a ser cada vez mais próximo das necessidades dos clientes. Ou seja, essa relação entre as duas partes cada vez mais se torna conjunta e os escritórios precisam ter altos níveis de confiabilidade.

De fato, a confiança faz com que um escritório de advocacia tenha mais clientes de longa data, que podem, ainda, ser considerados rotineiros, dependendo das necessidades constantes ou do tamanho de um processo.

Desse modo é possível reter os clientes e atuar ao longo dos anos sem problemas financeiros e evitando que a concorrência seja uma questão constante.

Ou seja, quanto maior for a certeza de fidelidade de um cliente, mais fácil vai ser para fazer os cálculos de investimentos e pagamentos mensais. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar a sua empresa a investir na longa relação com seus clientes.

7 dicas para o seu escritório fidelizar clientes

1 – Conheça o seu público – A primeira dica fundamental para fidelizar clientes é literalmente saber quem eles são. Vamos explicar: conhecer o seu público é um quesito essencial para que qualquer estratégia de retenção seja tomada por parte de um escritório.

Nesse sentido, você precisa saber algumas questões, como área de atuação, quais as necessidades e o que elas procuram em um escritório de advocacia. Desse modo fica muito mais fácil encontrar os ambientes na internet (e também em locais físicos) corretos para oferecer seus serviços.

Por exemplo: escritórios de contabilidade que focam em serviços de advogados. Estes locais possuem grande experiência em admissões e demissões e entender o que o cliente em potencial necessita fica muito mais fácil de se apresentar como uma solução.

2 – Facilidade para grupos – Ao criar serviços e facilidades para grupos de pessoas, o seu escritório de advocacia apresenta uma boa tática, principalmente se focar na fidelidade dos clientes. Nesse sentido, é possível executar estratégias para profissionais de uma mesma empresa, ou até mesmo de nichos, como cooperativas e federações.

Descontos e outras vantagens são sempre uma boa forma de aplicar esse método e fidelizar clientes. Além disso, se você focar em pontos positivos para as pessoas e oferecer maiores facilidades para grupos grandes de pessoas, com toda a certeza vai acabar saindo mais em conta para empresas contratarem os seus serviços.

Ou seja, a partir de um acordo vantajoso, fica fácil negociar uma situação bem proveitosa para ambos os lados.

3 – Esteja nas redes sociais – Estar presente nas redes sociais é fundamental para se conectar com seu público e fidelizar clientes. Trabalhar a comunicação nesse espaço é quase que obrigatório para as empresas se destacarem, principalmente no mundo digital.

Além disso, deve-se utilizar estratégias de marketing digital para conseguir melhorar ainda mais o seu alcance. Desse modo, seu escritório deve estar presente em diferentes redes, principalmente nas mais populares, como Instagram e Facebook.

Criar conteúdo qualificado e demonstrar os seus serviços (dentro do que é permitido pela Ordem dos Advogados do Brasil) é uma boa maneira de manter esse contato. Uma forma de conteúdo é oferecer explicações e tirar dúvidas sobre potenciais maneiras de necessitar de um trabalho de advocacia.

4 – Blogs – Os blogs são uma forma excelente de criar conteúdo e fidelizar clientes. Neles você pode expor ainda mais os seus conhecimentos na área do direito e sobre os serviços de advogados, de forma interessante e chamativa.

Uma forma de potencializar os seus conteúdos é conhecer os principais dados sobre seus clientes, direcionando determinados materiais para um público mais assertivo, com chances de atingir o foco certo.

Por último, pense em criar conteúdo com foco em temas relevantes e atuais, mostrando como estes são essenciais e novidades para os clientes.

5 – Evidencie situações atuais/reais – É muito importante que você humanize o seu contato com o público. Não adianta forçar a barra com uma comunicação que as pessoas não vão se conectar. 

Por isso, você deve colocar situações reais tanto na forma como você vai fazer esse contato, quanto no conteúdo que vai expor para o público.

Assim, com situações reais, os clientes em potencial têm mais chance de se interessar pelos seus serviços e de fato entrar em contato para atendimentos. 

Especificamente em um escritório de advocacia, pense sempre em entender as necessidades do público e apresentar momentos em que o trabalho de um advogado não pode ser deixado de lado.

6 – Foque no e-mail marketing – Um e-mail marketing é uma forma excelente de fidelizar clientes. A ferramenta faz com que as empresas conversem de forma mais direta e próxima com o seu público. 

A maioria das pessoas abrem suas caixas de e-mail diariamente e aqui pode ser um bom canal para promover os seus serviços. Além disso, se a pessoa se cadastrou para receber o seu conteúdo, já demonstra o interesse dela em seu trabalho.

7 – Faça um bom atendimento – Não adianta você fidelizar clientes através de estratégias digitais e esquecer do principal: o atendimento ao público. De fato, um dos fatores mais importantes para conquistar as pessoas é um trabalho de qualidade, com uma experiência personalizada e cativante.

Categorias: Informativo

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *