A gestão jurídica é fundamental para os profissionais de direito colocarem os seus escritórios de advocacia em outro patamar. Atrair pessoas é um dos maiores desafios desta área e, quando conseguem, muitos locais não têm organização das demandas e estrutura suficiente para atender a todos.

É assim que entra o processo de gestão jurídica dentro dos empreendimentos. Executar esse controle é uma forma de aprimorar a eficiência e prática da empresa, a fim de potencializar o escritório e escalar os serviços

De fato, todo tipo de negócio precisa de uma organização e estratégias que possam colaborar com os seus objetivos. Além disso, aplicar esse processo gerencial também oferece ao escritório a capacidade de ter em ordem todas as tarefas do escritório, desde a área de marketing jurídico até o financeiro.

Assim, é possível quantificar a produção e qualidade dos processos, além de verificar o engajamento da equipe e até mesmo a entrada e saída de verbas. Tudo isso com o objetivo que o escritório de advocacia cresça continuamente e de maneira estruturada.

O que é a gestão jurídica e qual a sua importância

Falando de maneira simples, a gestão jurídica é uma maneira de executar a organização do escritório de advocacia. Nesse sentido, existem diversos aspectos que são abordados para melhorar o funcionamento, a qualidade e os resultados. Assim, esse modelo de estruturação do ambiente de trabalho contribui para que o seu empreendimento se destaque no ramo da advocacia.

Ou seja, fazer um controle da gestão é apresentar um diferencial competitivo no mercado. Muitas vezes os advogados têm dificuldade em entender que o escritório de advocacia também funciona como uma empresa. Desse modo, é necessário que os empreendedores saibam como otimizar os processos internos e ainda fazer planejamentos para o futuro.

Assim, a gestão jurídica entra como uma forma de fazer com que o escritório possa se organizar e crescer. Apesar de parecer um conceito muito amplo, existem alguns aspectos que podem colaborar para fazer sua aplicação no escritório de advocacia. Podemos citar os principais, que são: planejamento estratégico, alinhamento de expectativas e delegação de tarefas, por exemplo.

Além disso, existem outras particularidades, como controle de entrada e saída (seja de material, pessoas ou verba), transparência, relacionamento com o cliente e padrão de qualidade dos serviços prestados.

Mas afinal, qual é a importância de ter uma boa gestão jurídica para um escritório de advocacia. Como destacamos anteriormente, é uma forma de ganhar destaque no mercado, principalmente se compararmos com os concorrentes.

Atualmente, não basta apenas possuir uma presença na internet ou nas redes sociais, também é necessário que toda a organização da empresa esteja em dia para poder divulgar o trabalho realizado. Ou seja, ao conseguir atrair possíveis clientes, você também deve apresentar um nível de competência que faça a diferença.

Por isso, o escritório de advocacia deve estar bem gerido. Com todas as demandas e clientes ativos organizados da melhor maneira possível, deixando todo o processo de trabalho mais eficiente e controlado. Além disso, a falta de controle financeiro, que faz parte dessa gestão também pode ocasionar de um escritório ter reconhecimento no mercado, mas não obter lucros.

Todas essas questões demonstram a importância da gestão jurídica para o setor jurídico. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem colaborar com o seu escritório de advocacia.

5 dicas para evoluir sua gestão jurídica

1 – Planejamento estratégico – Primeiramente, para evoluir a gestão jurídica de um escritório é necessário executar um planejamento estratégico. Nessa etapa, existem diversos aspectos que precisam ser considerados e determinados pelos responsáveis por gerenciar o negócio.

As metas para o negócio são o primeiro quesito, já que é necessário compreender e analisar o futuro do escritório de advocacia. Para isso, também precisa ter pleno conhecimento da realidade, considerando a quantidade de funcionários e quais as funções designadas para cada um. Desse modo, com todas as demandas estabelecidas fica mais fácil organizar o trabalho.

Também é preciso avaliar a quantidade de verba disponível para investimentos necessários e fazer um mapeamento de ações e prazos. Assim, com essa análise da situação atual e estabelecimento de desejos para o futuro, é possível dar início ao empreendimento ou até mesmo realizar uma reestruturação do projeto no mercado jurídico.

Para empreendedores que já estão acostumados, isso pode parecer simples, mas para advogados que estão empolgados com o seu escritório, podem acabar pulando essas etapas. Desse modo, eles podem perder facilmente o controle da situação e não conseguir levar o negócio adiante.

2 – Gestão financeira – Controle do setor financeiro é uma parte essencial da gestão jurídica. Assim, deve-se ter controle sobre todas as ações financeiras que o escritório possa executar. Todas as movimentações devem ser registradas e sistematizadas para melhor organização.

Além disso, essa etapa também tem relação com a responsabilidade social da empresa. Ou seja, é necessário manter as contas em dia, pagando salário de funcionários e bonificações, é importante ter transparência quanto a impostos e taxas.

3 – Ações de compliance – Compliance significa, basicamente, o ato ou procedimento realizado para manter o cumprimento de normas regulamentadoras. Ele passou a ser integrado no mercado jurídico em meados de 2013. Desse modo, cabe ao escritório de advocacia pensar estratégias que envolvam aspectos como: responsabilidade social, transparência e gestão empresarial.

4 – Capacitação de funcionários – É fundamental que ao montar um escritório de advocacia, os responsáveis se preocupem com a qualificação dos profissionais contratados.

Desse modo, investir em capacitação é uma forma de melhorar a eficiência do negócio e fazer com que os seus colaboradores estejam mais conectados com a empresa. Como ação da gestão jurídica, também é uma das principais formas para a consolidação de um escritório no mercado.

Também é necessário avaliar a possibilidade de capacitar os profissionais para tarefas além do direito. Cada vez mais todos os envolvidos precisam estar atentos a tarefas relacionadas com administração e marketing, por exemplo. Caso uma pessoa assuma diversas funções, elas precisam estar bem embasadas e com conhecimento oferecido pela empresa.

5 – Comunicação interna – Por último, vamos falar da comunicação dentro de um escritório e como isso possui uma relação direta com a gestão jurídica.

Criar canais de comunicação para quem trabalha dentro da empresa é uma forma de melhorar a designação de tarefas, elaboração de relatórios informativos e até mesmo comunicar novidades e promoções.

Esse fator de melhoria serve para colaborar com o trabalho como um todo. Além disso, ao dar maior valor para a equipe, cada colaborador vai entender a sua importância e como os seus resultados podem contribuir com a empresa.

Categorias: Informativo

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