O ChatGPT chegou para revolucionar a tecnologia. E o mais incrível é que ele pode ser aplicado em todos os setores, das mais diversas formas que você possa imaginar.

Como o setor do direito está cada vez mais conectado às novas tendências tecnológicas, não poderia ficar de fora dessa nova ferramenta.

Nesse sentido, advogados estão se apropriando cada vez mais da tecnologia, principalmente do uso da inteligência artificial nos escritórios de advocacia.

Então, quer saber mais como o ChatGPT pode colaborar com a sua rotina jurídica? Fique ligado!

O que é o ChatGPT e quais os cuidados que se deve ter ao usá-lo na advocacia

Em primeiro lugar, vamos falar um pouco sobre o que é o ChatGPT e como ele funciona. De forma bem resumida, ele é um modelo extremamente avançado de geração de textos. No entanto, o que faz dele ser um grande avanço tecnológico é o fato de as respostas não precisarem de um contexto.

Ou seja, com o algoritmo baseado em inteligência artificial, é possível utilizar a ferramenta para obter respostas de qualquer assunto. 

As informações são pesquisadas pelo ChatGPT na internet e também de um conjunto de dados de conversas realizadas. Desse modo, ele gera informações complexas sobre todos os assuntos e, por isso, pode ser aplicado diretamente no ramo do direito.

O ChatGPT foi criado pela OpenAI, uma empresa de pesquisas e desenvolvimento em inteligência artificial. Também conta com um grupo de investidores, dentre os quais temos a grande Microsoft. Ela colaborou com a construção de um supercomputador para alimentar a tecnologia por trás da ferramenta.

A ferramenta funciona utilizando um modelo de linguagem natural, que é treinado a partir de uma grande quantidade de dados textuais. Desse modo, é capaz de gerar respostas naturalmente, com ampla variedade de perguntas e tópicos.

Assim, o ChatGPT possui uma vasta quantidade de conteúdos ao qual ele foi exposto para aprimorar os seus padrões de linguagem. São diversos tipos de textos, como por exemplo artigos, livros, jornais, internet e até mesmo conversas para aprender e reconhecer como conversar.

Com todo esse conteúdo aplicado na inteligência artificial, além de responder sobre todas as áreas possíveis, o algoritmo ainda conversa da maneira mais natural e humana possível. Ou seja, as respostas automáticas passam longe daquelas que estamos acostumados em canais de atendimento, por exemplo. Elas são atrativas e geram diálogos virtuais entre pessoas e o computador.

No entanto, como toda tecnologia em construção, a plataforma não é perfeita e ainda pode gerar respostas imprecisas ou alguns casos errados. Por isso, o fator humano é fundamental para fazer a consulta e revisão do material gerado.

No ramo da advocacia, por exemplo, o ChatGPT pode colaborar bastante, mas é preciso estar atento a diversos fatores. O primeiro é o fato de que a base de dados, por enquanto, vai até 2021. Desse modo, informações novas podem não ser encontradas e, mesmo assim, as mais antigas ainda podem conter erros ou imprecisões. Por isso ressaltamos novamente a importância da revisão, não se deve levar tudo como 100% verdade.

Além disso, outro fator para se ter cuidado com inteligência artificial na advocacia é a confidencialidade. As conversas realizadas com o ChatGPT são exclusivas para cada usuário. 

Mas como a ferramenta aprende com cada interação, influenciando as novas conversas com outros usuários, pode impactar na segurança e privacidade de dados. Desse modo, evite compartilhar dados sensíveis, prefira usar nomes e informações genéricas.

Como o ChatGPT pode ser útil na advocacia

Criação de modelos jurídicos – Um dos principais pontos positivos do ChatGPT é facilitar o trabalho do advogado, agilizando etapas cansativas e repetitivas. Com relação aos modelos jurídicos, ele é perfeito para isso. 

Apenas fazendo a inserção do tipo de modelo que você necessita e passando as informações necessárias para as cláusulas, a inteligência artificial é capaz de construir a petição.

Também existem outros modelos jurídicos que ele é capaz de facilitar e criar para o advogado. No entanto, vale destacar que é necessário fazer uma boa revisão e modificar a peça. 

Considerando a segurança da informação e privacidade do cliente, deve-se solicitar à inteligência artificial para criar os modelos de forma genérica. Assim, cabe ao advogado fazer a personalização e ajustar possíveis erros e imprecisões.

Desenvolver conteúdo para redes sociais – Cada vez mais os escritórios de advocacia precisam se modernizar e pensar maneiras de fazer a divulgação do próprio trabalho. O marketing digital e a presença nas redes sociais é fundamental nesse sentido.

No entanto, para o advogado esse tipo de trabalho pode ser custoso e complicado. Nem sempre o profissional tem tempo para planejar postagens e também a criatividade precisa estar focada no trabalho jurídico. 

Desse modo, a inteligência artificial pode colaborar na criação, tanto elaborando conteúdo para as redes sociais, sites e blogs, quanto com sugestões de temas e compreender o que está em alta no mundo jurídico.

Respostas automáticas para dúvidas de clientes – Por último, vamos abordar o sistema de respostas automáticas que o ChatGPT oferece. Ao fazer a integração com o WhatsApp Business, por exemplo, ou até mesmo nas redes sociais, é possível preparar um sistema de atendimento para os clientes.

Desse modo, ao entrar em contato com o seu escritório por meio desses canais de comunicação, a pessoa vai ter a resposta de um robô, mas de uma maneira que se assemelha muito com um ser humano. 

Além disso, o seu cliente pode tirar dúvidas em qualquer horário e dia, recebendo as respostas automaticamente, sem precisar esperar uma fila de atendimento.

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