O ChatGPT na advocacia chegou para facilitar ainda mais a vida dos trabalhadores do setor. Esta nova tecnologia que está surgindo pode ser utilizada de diferentes maneiras e em todos os setores.
A tecnologia já é uma grande aliada do setor do direito e os advogados vêm se apropriando cada vez mais destas facilidades.
O ChatGPT é uma ferramenta que facilita ainda mais no sentido da automação. Com esta tecnologia, é possível otimizar o trabalho, agilizando os trabalhos e chegando a resultados de forma mais rápida, precisa e com menos esforço.
Desse modo, o ChatGPT na advocacia apresenta a capacidade de facilitar o dia a dia. Ao fornecer poucos dados e informar o objetivo desejado, ele é capaz de dar como resposta um modelo jurídico completamente pronto. Esta é apenas uma das possibilidades do uso da inteligência artificial no setor do direito.
Mas você sabe o que é o ChatGPT e como ele funciona? Basicamente ele é um modelo extremamente avançado de geração de textos. O seu diferencial principal é que as respostas não dependem do contexto, podendo abordar qualquer tipo de assunto.
O algoritmo do ChatGPT é baseado em inteligência artificial e sua base de dados possui informações da internet e também de um conjunto de dados de conversas realizadas.
Segundo a própria inteligência artificial, o seu funcionamento se dá a partir de um modelo de linguagem natural, treinado em uma grande quantidade de dados textuais. Desse modo, o Chat GPT é capaz de gerar respostas para uma ampla variedade de perguntas e tópicos.
Resumidamente, a inteligência artificial foi exposta a diversos textos, desde artigos, livros, jornais, internet e até mesmo conversas para aprender e reconhecer os padrões da linguagem.
Por isso, ela é capaz de colaborar em todos os setores, inclusive o do direito. Além disso, as respostas formuladas pelo ChatGPT são realizadas da maneira mais natural e humana possível, tornando- se atrativas para quem o utiliza.
É claro que, como tudo que está em desenvolvimento, a plataforma ainda pode gerar algumas respostas imprecisas ou até mesmo erradas. Quanto mais aperfeiçoada ela for, menor serão as chances de erros. No entanto, isso não exclui o fator humano, que será sempre essencial para avaliar o resultado e a precisão das respostas da plataforma.
Ou seja, as ferramentas de inteligência artificial oferecem diversas vantagens para o setor do direito. O ChatGPT na advocacia é um dos maiores exemplos disto.
Como comentamos anteriormente, existem diversas tarefas em que ele pode ser utilizado para obter resultados precisos e com velocidade. Abaixo separamos algumas maneiras de como o seu escritório pode utilizar o ChatGPT na advocacia.
5 maneiras de utilizar o ChatGPT na advocacia
Apoio na redação de documentos – Com a utilização do ChatGPT, é possível aproveitar colocar o algoritmo para revisar e até mesmo reescrever textos inteiros. Seja na correção da gramática, também contribui na otimização dos textos, deixando estes melhores escritos.
A inteligência artificial ainda pode atuar realizando a pesquisa e análise de jurisprudência, padronização de documentos e também a correção gramatical.
Desenvolver conteúdos para as redes sociais – A presença online é fundamental para os escritórios de advocacia. Desse modo é possível apresentar o seu trabalho para os clientes, além de ajudar o público geral com dúvidas técnicas.
No entanto, nem sempre é fácil manter a atualização constante que as redes exigem, com criatividade e inovação. Nesse sentido, a inteligência artificial pode oferecer maior tranquilidade, com sugestões de temas, compreensão do que está em alta no mundo jurídico e até mesmo com a criação de conteúdos completos.
Criação de modelos jurídicos – Para criar um modelo jurídico completo através do ChatGPT na advocacia é relativamente simples.
Basta escrever para a inteligência artificial o tipo de modelo que você deseja, inserir as informações necessárias para as cláusulas e solicitar que construa a petição.
Preparação para audiências e julgamentos – O ChatGPT na advocacia também pode ajudar em outras formas na modernização do escritório.
Com o uso da inteligência artificial, é possível se preparar melhor para as audiências. Desse modo, você consegue economizar seu tempo e ainda contribui com as chances de sucesso.
Em relação às audiências, o ChatGPT pode, por exemplo, pesquisar a jurisprudência mais relevante para o caso. Além disso, ele tem a capacidade de analisar os argumentos utilizados pela outra parte, colaborando na previsão de possíveis contra-argumentos.
Outros exemplos ficam por conta da criação de resumos dos casos, facilitando a visão geral e fazer a previsão de possíveis resultados, conforme a análise de casos semelhantes.
Mapear a concorrência em sua área de atuação – Por último, mesmo que existam inúmeras possibilidades, o ChatGPT na advocacia pode contribuir com o mapeamento da concorrência.
Assim, ele faz o controle, identificação e análise de outros escritórios que trabalham na sua área de atuação. Essa ferramenta pode ser utilizada para buscar informações sobre outros advogados e também identificar pontos fortes e fracos em suas estratégias.
1 comentário
Como o ChatGPT pode ser útil na advocacia – Blog eNomos · 29 de junho de 2023 às 10:09
[…] a segurança da informação e privacidade do cliente, deve-se solicitar à inteligência artificial para criar os modelos de forma genérica. Assim, cabe ao advogado fazer a personalização e […]