A rotina de advogado pode, muitas vezes, sobrecarregar e se tornar um pesadelo na vida dos trabalhadores do escritório. Manter obrigações, tarefas e compromissos cumpridas em dia não é tão fácil quanto pode parecer.

Uma rotina cheia exige bastante esforço e, principalmente, organização. Desse modo, fazendo um bom planejamento e utilizando ferramentas para facilitar o seu trabalho, é possível fazer com que a rotina não seja um motivo de surto!

Pensando nisso, decidimos trazer algumas dicas para você e ninguém do seu escritório de advocacia perder a cabeça com o peso da rotina. Confira!

Rotina de advogado: Dicas para não surtar!

Organização das atividades – O primeiro passo para não surtar com a rotina de advogado é levar em consideração a grande quantidade de tarefas que envolvem o trabalho do profissional do direito. 

Assim, com isso em mente, é fundamental organizar todas as tarefas e elencar suas prioridades, dando atenção maior para os prazos de entrega.

Um exemplo para manejar as atividades é considerar os horários em que os fluxos estão mais evidentes. 

Por exemplo: se você recebe no final da tarde maior volume de contatos dos clientes, procurando para saber informações ou negociar honorários e fazer breves consultas, considere separar esse momento para responder e-mails, mensagens instantâneas e atender telefonemas.

Ao chegar no escritório antes do horário de abertura do fórum, esse é um bom momento para redigir petições, uma vez que não será interrompido para lidar com outras questões.

Além disso, uma dica interessante é fazer um sistema que identifique e destaque as tarefas mais urgentes e que necessitem de finalização imediata. Existem diversas formas de fazer isso, das mais complexas até as mais simples.

Você pode organizar a sua rotina de advogado, por exemplo, com cores de canetas diferentes ou notas adesivas. É uma prática simples, mas que colabora na hora da organização. Para facilitar ainda mais sua vida, utilize softwares de gestão, que vão fazer tudo de forma mais eficiente e automatizada.

Outra dica importante é separar os prazos próprios (que resultam em prejuízo para a parte) dos impróprios (que não geram consequências processuais).

Agenda que se encaixa com o seu estilo – Ter uma agenda é imprescindível para não surtar com a sua rotina de advogado. Todos os modelos possuem vantagens e desvantagens, por isso, você deve escolher aquela que se adapta melhor ao seu estilo e às suas necessidades.

Em geral, a boa e velha agenda de papel pode ser capaz de dar conta de todas as necessidades. No entanto, se você está mais atento às novas tecnologias e deseja modernizar e tornar mais eficiente a organização dos seus horários, pode usar novas ferramentas para auxiliar.

As agendas online são um grande passo nesse sentido. Elas podem ser facilmente acessadas de qualquer lugar e você não precisa carregar um peso junto com os seus pertences. 

Além disso, muitos softwares de gestão possuem opções de agenda que podem facilitar a sua vida. Sem contar com a facilidade de salvar na nuvem e garantir maior segurança para os seus dados.

Centralize suas tarefas – Para não surtar com a rotina de advogado, independente da forma que você escolher para organizar sua agenda, você deve optar por um único modelo para utilizar.

Ou seja, se você tentar utilizar agendas físicas e digitais ao mesmo tempo, com bloco de notas e calendários virtuais, vai acabar tendo o resultado oposto do que você deseja. 

A dor de cabeça vai ser muito grande para organizar suas tarefas com várias anotações em locais diferentes e pode até mesmo acabar perdendo compromissos importantes. Por isso, opte por centralizar suas informações de tarefas em um único lugar.

Organização do tempo – Controlar o seu tempo é um dos passos mais difíceis para organizar a rotina. Muitas vezes o advogado faz suas tarefas sem ficar ligado ao relógio e a dica é conferir quanto tempo leva para executar cada tarefa.

Desse modo, com o autoconhecimento em dia, você pode saber o tempo exato que leva para redigir uma petição, realizar uma audiência, fazer uma reunião com os estagiários, por exemplo. 

Assim, fica muito mais fácil organizar sua agenda e saber quantas tarefas pode fazer em determinado período do dia.

Usar a tecnologia – Por último, a melhor dica que podemos dar para você não surtar com a sua rotina de advogado é usar o que a tecnologia tem para oferecer.

Nesse sentido, existem diversos softwares jurídicos que podem contribuir para a sua organização de tarefas e administrar o escritório da melhor maneira possível. Com essas ferramentas, você consegue trabalhar com maior eficiência, economizar tempo e até mesmo dinheiro.Gerenciar processos, tarefas e documentos com essas novas tecnologias facilitam o seu trabalho e também oferecem maior segurança, já que os arquivos vão ser salvos na nuvem, com proteção assegurada.

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