Um bom escritório de advocacia precisa estar avaliando constantemente os indicadores de sucesso na sua área de atuação. De fato, essas métricas ainda podem não ser tão conhecidas entre os profissionais, o que leva os escritórios a enfrentar dificuldades.
As empresas que não tiverem essa análise em foco e não medir seus resultados, vão ter problemas para identificar quais aspectos do trabalho estão corretos e aqueles que devem ser melhorados.
Na realidade, essas métricas são uma forma de facilitar o monitoramento do desempenho do escritório e de seus advogados.
Elas contribuem, principalmente, pelo fato de poder atribuir valor a medidas realmente palpáveis e não apenas a algum atributo com base em suposições.
Utilizados para medir e analisar o desempenho de algum processo ou atividade importante para um negócio, os indicadores de sucesso fazem com que a empresa possa examinar a execução de suas tarefas e saber se elas estão gerando os resultados planejados.
Em escritórios de advocacia, eles auxiliam principalmente na busca por uma gestão mais eficiente e melhorar a produtividade da empresa. Essas avaliações também contribuem para ganhar destaque em um mercado extremamente competitivo.
Por isso, você deve escolher métricas que colaborem nessa melhoria do trabalho, mas que também sejam impactantes para decidir o futuro da empresa e tomar decisões corretas.
Os indicadores de sucesso na advocacia precisam estar alinhados com as principais técnicas do escritório. Caso contrário, poderão ser escolhidos processos que não fazem a diferença para o objetivo escolhido.
Em um primeiro momento é necessário realizar um estudo do negócio e, a partir disso, escolher métricas que caibam em seus objetivos, como por exemplo: aumentar a carteira de clientes, melhorar o fluxo de caixa do escritório, tornar a advocacia mais sustentável, entre outros.
Para fazer a medição de forma mais correta e assertiva, é possível trabalhar com softwares jurídicos, que verificam os dados de forma rápida e eficiente para poder tomar conclusões mais precisas sobre o seu negócio. Com essas novas ferramentas, você consegue maior qualidade e precisão na hora de obter bons resultados.
Principais indicadores de sucesso para medir
Número de processos ativos – Um dos primeiros indicadores de sucesso em um escritório de advocacia é a quantidade de processos ativos. Nesse sentido, é importante que você consiga visualizar a quantidade de trabalhos em que cada profissional está atuando.
Assim, é possível avaliar se todos estão tendo uma boa atuação ou possuem muito tempo livre.
Também é importante procurar um equilíbrio, já que se o seu escritório tiver muitos processos e poucos profissionais, eles ficarão sobrecarregados e apresentando menor qualidade no trabalho. Além disso, se for o contrário, o escritório pode estar deixando de lucrar.
Taxa de inadimplência – No lado oposto dos processos ativos, também podemos contar como um dos indicadores de sucesso a taxa de inadimplência. Ela possui influência direta no fluxo de caixa da advocacia, podendo ocasionar prejuízos financeiros.
Por isso, é um indicador fundamental para ser analisado e monitorado. Desse modo, o advogado consegue realizar a cobrança dos honorários em tempo hábil e definir a melhor estratégia para sua realização.
Além disso, o monitoramento pode colaborar em momentos de necessidade, com a hora certa de solicitar empréstimos, por exemplo. Ainda previne riscos e problemas financeiros que poderiam ter sido evitados.
Clientes lucrativos e não-lucrativos – Seguindo com os indicadores de sucesso, existe a diferença entre clientes lucrativos e não-lucrativos. Ou seja, os escritórios podem ter um público com menor valor agregado e outros que dão lucros constantes.
Cada tipo de público demanda tempos diferentes e, por isso, é necessário avaliar bem os casos e entender em quais eles devem investir seus esforços. Isso ocorre porque você pode acabar lidando com clientes que lhe tomam muito tempo, mas não apresentam um bom retorno financeiro.
Assim, é possível focar nos que dão mais lucro e trabalhar com mais agilidade nos casos menos lucrativos, por exemplo.
Produtividade – Por último, um dos indicadores de sucesso importantes para ser analisados é a produtividade. No entanto, como fazer essa identificação no trabalho de advogados? Aqui é necessário saber onde sua equipe está utilizando o tempo e entender se essa distribuição está sendo feita de forma eficiente.
Essa análise também pode ser feita através de outros medidores qualitativos, como clientes atendidos, processos que possuem, o tempo médio que utilizam para realizar cada serviço, se atingiram as metas estabelecidas, dentre outros aspectos.
0 comentário