Empreender no Direito é uma nova forma de exercer o trabalho no ramo da advocacia. Existem diversos tipos de atuação onde é possível trabalhar no ramo. E como o Brasil é um país que apresenta um grande número de profissionais no mercado de trabalho, empreender pode ser um caminho para o sucesso.
Com esse grande volume de advogados pode parecer que a área está saturada, no entanto, mesmo que existam muitos profissionais formados, poucos estão preparados de fato para encarar a rotina da advocacia.
Nesse sentido, empreender no ramo do Direito é ter a capacidade de identificar problemas e oportunidades, formular soluções e investir assertivamente recursos para melhorar sua atuação jurídica.
Desse modo, ao empreender no Direito, é preciso ter uma visão diferenciada da atuação do advogado. É necessário estudar a concorrência, definir a sua área de atuação, o modelo societário e as estratégias de divulgação do escritório, por exemplo.
Dentre as vantagens de empreender no Direito, podemos destacar a busca pela excelência profissional, melhora da remuneração e redução da sobrecarga de trabalho. Mas para isso, o advogado precisa realizar um processo eficiente no seu escritório, com base nas boas práticas de gestão e do empreendedorismo.
9 dicas para empreender no Direito com eficiência
1º – Estude o mercado e a concorrência – Em um primeiro momento, é fundamental entender como está o mercado na região onde você atuará e quais são os seus concorrentes.
Nesse sentido, a demanda do seu escritório determinará os seus honorários e ganhos. Também é importante se atentar aos segmentos em expansão no mercado para manter o equilíbrio com os valores praticados pela concorrência.
2º – Definir a área de atuação – Para empreender no Direito com eficiência, também é necessário fazer uma boa definição de qual área será o seu foco de atuação.
Para isso, existem alguns passos que também devem ser considerados antes de abrir o escritório: Realizar uma especialização em uma área específica, pois o conhecimento de causa pode atrair mais clientes. Participar de eventos do setor, como seminários, também é bastante produtivo para o seu empreendimento.
Além disso, é importante pensar em uma localização estratégica, em uma região com alta demanda de serviços.
3º – Aposte na sua marca pessoal – Ao iniciar o seu empreendimento, você deve cuidar bem da sua apresentação. Investir na sua marca pessoal é fundamental para que os clientes conheçam o seu trabalho e se interessem em contratar os seus serviços.
Hoje em dia, um dos focos principais deve ser no marketing digital, pois muitos clientes buscam um escritório de advocacia na internet e informações sobre os advogados que atuam nesse local.
Portanto, a sua marca precisa causar uma boa impressão em todos os aspectos: físico e digital. Tudo isso colabora com sua apresentação ao mercado e gera credibilidade.
4º – Decida entre seguir sozinho ou abrir sociedade – Muitas vezes empreender no Direito sozinho pode ser algo bastante complicado. Montar um escritório de advocacia não é algo simples, principalmente se você está iniciando do zero.
Por isso, decidir abrir em conjunto com outros advogados pode ser uma excelente estratégia. Existem diversas sociedades de sucesso no Direito que evidenciam isso. Nesse sentido, quanto mais forem complementares as habilidades dos sócios, maior será a chance de sucesso.
No entanto, é importante destacar que ao escolher trabalhar em sociedade, redija um bom contrato, deixando claras as especificidades, responsabilidades e atividades de cada sócio.
5º – Fique atento às regras da OAB – É fundamental seguir atentamente e conhecer bem o Código de Ética da OAB para empreender no Direito com eficiência. O código elaborado pela Ordem estipula diversas regras para a divulgação dos serviços de advocacia.
Assim, é importante cuidar, pois são restritas diversas formas convencionais de propaganda. Por exemplo, não é permitido a compra de espaços publicitários na internet e a divulgação de preços para evitar a competição por valores.
6º – Prospectar novos clientes – Seguir o código de ética também é algo muito importante na hora de abordar novos clientes e estreitar o relacionamento com os mais antigos. Assim, você garante maior estabilidade e credibilidade no ramo.
Além disso, você deve ter mais eficiência na atenção aos seus casos, dando atenção individual a todos. No escritório de advocacia, o advogado mais capacitado deve sempre ser aquele que fica à frente do caso e você não deve centralizar o atendimento em um profissional apenas.
7º – Cuidado com o financeiro – Muitas vezes os advogados acabam focando em questões mais próprias do setor e esquecem dos problemas administrativos e financeiros. Para empreender no Direito com eficiência, você deve fazer um controle bastante rigoroso dos custos processuais e cancelamentos de contrato.
Nesse sentido, também deve saber precificar a sua hora, colocando na ponta do lápis todos os seus gastos fixos. Ao trabalhar em sociedade, mantenha planilhas individuais com custos, receitas e investimentos.
8º – Metodologia no escritório – Também vamos destacar como dica importante para empreender no Direito, a necessidade de uma implantação de uma metodologia no escritório. Desse modo, você consegue organizar o trabalho de maneira mais prática, ágil e eficiente.
Um exemplo para seguir é acompanhar todas as etapas do trabalho e definir o que é prioritário. Além disso, também é importante observar a quantidade de tempo gasta para as tarefas padrões e o quanto esse tempo custa de fato.
9º – Utilize softwares jurídicos de qualidade – Por último, recomendamos a utilização de softwares jurídicos para começar a empreender no Direito. Eles tornam a rotina de trabalho muito mais prática, eficiente e qualificada, fazendo com que você possa focar em outros assuntos fundamentais.
Como o eNomos pode ajudar a empreender na área do Direito
O eNomos é o software online ideal para seu escritório de advocacia. Com ele é possível fazer a automatização dos processos judiciais e administrativos.
Além disso, ele facilita a vida dos empreendedores, já que aprimora o fluxo da informação do seu negócio e aumenta a produtividade e organização da equipe. O software ainda se adequa às necessidades de cada cliente, fazendo um atendimento personalizado e específico para cada escritório.
Com a ajuda do eNomos é muito mais fácil empreender no ramo do Direito. O software é capaz de fazer a importação de processos e captura de movimentações, podendo buscar, pela inscrição da OAB ou Número do Processo. Ele também oferece um “Portal do Cliente”, onde cria uma página personalizada para disponibilizar informações e arquivos para clientes.
Ele também colabora com um ponto fundamental dos empreendimentos na área do Direito, que é o setor financeiro e administrativo.
Com o eNomos é possível fazer o controle financeiro com conciliação bancária e emissão de boletos e também a organização e armazenamento de documentos, que são disponíveis e acessíveis de qualquer lugar.
Tudo isso integrado diretamente com o WhatsApp, facilitando a troca de mensagens com os seus clientes por dentro do software. Desse modo você tem todas as conversas registradas automaticamente e disponíveis para consulta.
O eNomos ainda conta com a gestão de compromissos e programação de dias disponíveis e oferece a abertura automática de registros no recebimento de e-mail, diretamente por dentro do sistema.
Com toda a certeza essa é uma ferramenta indispensável para quem está planejando empreender no Direito. Confira o site do eNomos agora mesmo e conheça todos os recursos disponíveis.
1 comentário
5 dicas para evoluir sua gestão jurídica – Blog eNomos · 19 de julho de 2023 às 09:46
[…] 3 – Ações de compliance – Compliance significa, basicamente, o ato ou procedimento realizado para manter o cumprimento de normas regulamentadoras. Ele passou a ser integrado no mercado jurídico em meados de 2013. Desse modo, cabe ao escritório de advocacia pensar estratégias que envolvam aspectos como: responsabilidade social, transparência e gestão empresarial. […]