A rotina do profissional de Direito é muito exigente e competitiva. Desta forma, vale entender como é o mercado de trabalho e saber as áreas da advocacia que serão tendências em 2023.
Isso porque, o Brasil é o país com a maior proporção de advogados por habitante do mundo. São 1,3 milhão de advogados que exercem regularmente a profissão. Proporcionalmente, há um advogado para 164 brasileiros residentes no país. (IBGE)
Com um mercado de trabalho competitivo, é muito importante estar atualizado com tendências, mudanças de legislação e recursos para auxiliar no desempenho de um trabalho diferenciado.
As áreas da advocacia que serão tendências em 2023 contam com os ramos tradicionais do Direito, contudo, alguns segmentos novos tendem a ganhar destaque.
Quais são as áreas promissoras para atuar no direito?
Direito Trabalhista
Esta é uma área muito requisitada, visto que sempre há pessoas tentando garantir seus direitos estipulados no contrato de trabalho. A necessidade de profissionais especializados e atualizados na área trabalhista é bastante alta.
Direito Tributário
Todos pagamos tributos! O Direito Tributário é outro setor em constante desenvolvimento e expansão, e que sempre terá carência de profissionais. Além disso, destaca-se como uma das áreas mais bem pagas da iniciativa privada.
Direito Empresarial
Um ramo que dá excelentes oportunidades para quem domina a legislação, visto que, o Advogado assume papel estratégico nas empresas e vem sendo cada vez mais valorizado na tomada de decisão de grandes negócios.
Direito digital
O mundo digital é uma realidade! Com o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Dados (LGPD), se faz necessário um profissional que proporcione as normatizações e regulamentações do uso dos ambientes digitais pelas pessoas.
Além disso, as empresas precisam oferecer proteção de informações aos seus clientes e se adequarem à legislação.
Advocacia Civil
Após a pandemia, houve uma grande alta de profissionais atuantes em questões de relacionamento civil, principalmente com processos de reestruturação de dívidas e negociação com credores. A tendência é que a demanda siga aumentando.
Agora você conhece algumas das áreas da advocacia que serão tendências em 2023. Lembre-se de se manter atualizado e continue buscando alternativas inovadoras ano após ano.
0 comentário