Um dos principais receios que a implementação de um software jurídico pode causar em escritório de advocacia é a sua real utilidade no ambiente de trabalho. Isso ocorre porque muitos profissionais não estão acostumados com o uso da tecnologia.
No entanto, o que acontece é justamente ao contrário. Ao aplicar o uso de um software jurídico em um escritório, as possibilidades são enormes para otimizar o trabalho e garantir maior eficiência para todos os advogados.
Desse modo, os receios de quem não está acostumado com esses programas tecnológicos acabam rapidamente. Também é importante que se utilizem softwares flexíveis, ou seja, que se adaptem às necessidades de cada empreendimento.
Assim é possível adequar as ferramentas às necessidades do escritório de advocacia e quebrar essa resistência de uma parte dos advogados.
Quer saber mais sobre software jurídico flexível? Veja abaixo no material especial que preparamos!
Porque apostar em um software jurídico flexível
Basicamente, um software jurídico flexível utiliza de um processo para definir quais serão os parâmetros necessários para uma especificação relevante.
Assim, ele pode se adaptar para que atenda da melhor maneira possível às particularidades de diferentes lugares.
Ou seja, ao fazer a determinação de parâmetros de processamento do sistema, ele consegue atender às reais necessidades dos usuários.
Para ter uma solução completa, é necessário ajustar ao máximo essa flexibilidade da ferramenta, para que ela se encaixe perfeitamente com o escritório de advocacia. Nesse sentido, primeiramente para implementar um software jurídico refinado assim é necessário conhecer bem o escritório e dedicar tempo para esse processo.
O primeiro quesito é muito importante, pois as soluções eficientes só podem ser encaixadas perfeitamente em um negócio se souber todos os detalhes e necessidades dele.
Ou seja, é necessário buscar conhecimento sobre todos os problemas e seus aspectos, além de outros pontos. Por exemplo: o funcionamento do escritório, a jornada, suas necessidades, as pessoas envolvidas e as funções que elas desempenham.
Desse modo, para que o software jurídico seja flexível e tenha a possibilidade de personalização, é importante fazer uma análise profunda do trabalho do escritório de advocacia e suas especificidades.
Por isso, o segundo ponto também é muito importante, ou seja, o tempo de dedicação para implementar essa ferramenta. Para solucionar problemas específicos de cada escritório de advocacia, é preciso fazer uma pesquisa contínua e bastante dedicada para implementar essa flexibilidade da melhor maneira possível.
Com o software jurídico é possível fazer também um levantamento de dados para constatar o que é feito no empreendimento, como eles são coletados e para onde vão os dados processados.
Esse procedimento é bastante trabalhoso, mas fundamental para personalizar o trabalho da ferramenta no seu negócio. Também é importante para que se tome decisões gerenciais assertivas e fundamentadas.
A partir disso, é possível trazer diversos benefícios, como a própria organização do escritório e em diferentes aspectos, como cadastro de pessoas, processo ou nas funcionalidades de gestão financeira, por exemplo. Além disso, com a flexibilização dessa ferramenta, você pode adicionar outros campos e dados para serem analisados e organizados, conforme for a necessidade do seu trabalho.
Também colabora com o controle e transparência do escritório, dando maior visibilidade ao gestor sobre o que acontece no trabalho. A partir de relatórios mais precisos e adequados, é possível aproveitar essas informações para tomar decisões mais assertivas.
Com a flexibilidade da ferramenta, também podemos destacar como benefícios a praticidade e a produtividade.
Ou seja, com a sua utilização e personalização para o seu negócio, você consegue gerar um fluxo de trabalho de acordo com a realidade do escritório.
Assim, todos os profissionais envolvidos terão conhecimento sobre o andamento das atividades, seus responsáveis, os prazos, e as demandas de cada etapa.
Além disso, os softwares jurídicos possuem a vantagem de armazenar os dados do escritório na nuvem, o que é fundamental para aumentar a segurança e também eficiência do trabalho.
Em primeiro lugar, com esse tipo de armazenamento, existe a possibilidade de guardar uma grande quantidade de dados em um único sistema. Essa unificação da informação faz com que o escritório garanta a segurança das informações e fácil acesso por todos os envolvidos.
A segurança do armazenamento na nuvem também fica por conta da criação de backups constantes do banco de dados do escritório.
Assim, o software jurídico oferece a vantagem de armazenar e gerenciar todas as informações de maneira precisa. Já com o acesso facilitado, os advogados conseguem acessar os documentos armazenados na nuvem por meio dos seus dispositivos móveis conectados à internet.
Isso facilita bastante, pois os profissionais estão em constante movimento e não passam 100% do horário de trabalho dentro do escritório.
A computação em nuvem também faz com que o gestor passe a ter mais controle das informações de todos os setores do escritório de advocacia.
Com todos os dados reunidos em uma plataforma, o escritório de advocacia tem a possibilidade de criar um banco de dados interconectado com todas as áreas da banca, facilitando o armazenamento e coleta de informações.
Assim, possuindo o banco de dados automatizado, todos os profissionais passam a acessar as informações necessárias muito mais rápido e de qualquer lugar.
1 comentário
7 dicas para se manter em destaque na era da advocacia 4.0 · 24 de janeiro de 2024 às 15:12
[…] disso, um bom software jurídico oferece a capacidade de gerir documentos, capturar automaticamente as movimentações dos tribunais […]