Com o avanço das novas tecnologias, o setor do direito também precisou se reinventar e ver a necessidade de possuir um escritório digital.
Nesse sentido, cada vez mais os escritórios de advocacia estão procurando se modernizar, aproveitando a transformação tecnológica que vem ocorrendo no mundo jurídico.
Essa revolução digital chegou para ficar nos escritórios de advocacia. Desse modo, para conquistar espaço no mercado, dentre tantos competidores, é importante investir em um escritório digital.
Apesar de muitos advogados terem um pé atrás com a tecnologia, essa transição pode ser feita de maneira eficiente, simples e acessível. Saiba mais como implementar as novas tecnologias no seu escritório.
Em primeiro lugar, é importante compreender do que se trata um escritório digital. Resumidamente, ele é um escritório de advocacia, que realiza a integração com tecnologias digitais nas operações cotidianas.
Assim, ele abrange diversas facilidades para o trabalho dos advogados. Por exemplo: gestão de documentos, comunicação com clientes e acompanhamento dos processos. Tudo isso pode ser realizado utilizando plataformas online e ferramentas especializadas.
Para montar um escritório digital é preciso de planejamento e estratégia, para fazer a integração com ferramentas digitais da melhor maneira possível. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem contribuir com o seu escritório de advocacia. Confira!
5 dicas para transformar seu escritório de advocacia em um escritório digital
1. Implemente softwares de gestão e automatize tarefas – A primeira dica é uma das mais importantes e assertivas para você desenvolver um escritório digital. Um software jurídico pode ser o diferencial para a sua empresa alcançar o sucesso e destaque no mercado.
Eles são capazes de automatizar as tarefas do cotidiano, como por exemplo o agendamento de compromissos e geração e organização de documentos. Ou seja, se torna muito mais prático simplificar e otimizar muitos aspectos do seu trabalho diário.
Com o investimento em softwares jurídicos ainda é possível realizar a gestão de processos, controle financeiro, calendário de prazos, controle de documentos e integração com sistemas de jurisprudência. Você também pode contar com outras tarefas automáticas, como acompanhamento de prazos e chatbots para responder a consultas básicas online.
2. Faça com que seu escritório seja presente nas redes sociais – O marketing digital e o contato pelas redes sociais fazem parte das novas revoluções tecnológicas, que comentamos anteriormente. Assim, para se tornar um escritório digital também é necessário garantir presença online.
Existe diversas maneiras de implementar essa forma de divulgação, mantendo a ética e seguindo a legislação corretamente. Você pode, por exemplo, usar as redes sociais para construir a marca do seu escritório. Isso pode ser feito ao compartilhar conteúdo relevante sobre direito, atualizações jurídicas, casos de sucesso, dicas e insights jurídicos.
Também é fundamental estar ativo e engajado nas redes sociais. Ou seja, você deve responder as perguntas dos seguidores, participar de discussões relevantes e interagir com outras empresas e profissionais do setor.
3. Implemente a assinatura eletrônica e a certificação digital – Um escritório digital conta com bastante agilidade em seus processos. Para isso, é importante integrar sistemas de assinaturas eletrônicas. Desse modo, é possível acelerar processos contratuais, por exemplo.
Com a certificação digital é possível realizar isto com validade jurídica a documentos eletrônicos, de maneira bastante eficiente e ágil. A papelada é coisa do passado!
4. Treine a equipe para adequação dessas novas tecnologias – Também é importante contar com a qualificação dos profissionais. Muitos advogados não estão acostumados com as mudanças digitais e demoram para se adaptar.
Por isso, é importante investir em capacitação para utilizar as novas tecnologias e ferramentas. Assim, promova treinamentos regulares para a equipe sobre o uso eficaz dos softwares de gestão, ferramentas de automação, redes sociais e tecnologias de assinatura eletrônica.
Também é interessante promover uma cultura organizacional que busque a inovação e explorar novas tecnologias. Além disso, ofereça suporte contínuo e incentivando a troca de conhecimentos entre os membros da equipe.
5. Canais de atendimento ao cliente e consulta do andamento de processos de forma online – Por último, uma excelente forma de implementar um escritório digital é através do atendimento ao cliente.
Nesse sentido, você pode oferecer canais de atendimento online, como por exemplo chat ao vivo ou e-mail. Isso acelera o contato com clientes e ainda é possível descentralizar os atendimentos.
Você também pode implementar um sistema de consulta online de andamento de processos. Desse modo, os clientes podem acompanhar o status de seus casos, visualizar documentos relacionados e receber atualizações em tempo real. É importante destacar que o escritório de advocacia deve garantir que os canais de atendimento online sejam ágeis, eficientes e ofereçam um alto nível de segurança e privacidade para os clientes.
0 comentário