Um advogado de alto desempenho está muito além das questões básicas da profissão, como conhecimento de leis e códigos. Esse é apenas o primeiro passo para ter sucesso na carreira.
Atualmente, é necessário estar em constante atualização e buscar se reinventar para além da formação acadêmica. Existem, por exemplo, habilidades comportamentais que fazem diferença para o desempenho profissional no setor jurídico.
Com experiência, estudo e prática, é possível se destacar no mercado e se tornar reconhecidamente um advogado de alto desempenho. Nesse sentido, essas habilidades se tornam um diferencial em relação aos concorrentes e devem ser trabalhadas no dia a dia.
Pensando nisso, separamos alguns hábitos que podem colaborar para você se tornar um advogado de alto desempenho. Confira!
5 hábitos de um advogado de alto desempenho
Busca pela excelência – Em primeiro lugar, um advogado de alto desempenho não pode se dar por satisfeito na sua profissão. Ou seja, ele deve estar sempre buscando melhorar o seu conhecimento técnico sobre as mais diversas áreas de atuação.
Além disso, é importante que o advogado esteja atento às mudanças legislativas que possam ocorrer ao longo dos anos. Assim, ele demonstra estar interessado nos seus clientes e preparado para quaisquer desafios que possam ocorrer.
Também é importante entender que a área do Direito está em constante mudança e evolução. Desse modo, o advogado precisa ter uma sólida formação teórica e prática, mas também ficar atento a essas modificações. Tudo isso aplicando diretamente nos casos específicos dos seus clientes.
Para melhorar, o profissional precisa estudar bastante, mas também participar de eventos, cursos, seminários e workshops. A partir disso, ele consegue buscar um conhecimento teórico vasto, mas também fazer contato com outros profissionais e fazer essa troca de saberes.
Habilidade de comunicação – Sem uma comunicação efetiva é impossível se tornar um advogado de alto desempenho. Por isso, é uma das principais qualidades que precisam ser trabalhadas pelos profissionais que desejam melhorar.
Aprimorar a capacidade de comunicação para que ela seja clara, objetiva e até mesmo persuasiva, pode fazer toda a diferença para um escritório de advocacia. Afinal, os advogados precisam defender os interesses dos seus clientes e, por consequência, o seu próprio trabalho.
No entanto, é importante frisar que a boa comunicação não parte apenas de utilizar palavras bem colocadas e complexas. É necessário se expressar de maneira correta, mas se fazer compreender por todos os envolvidos nas situações.
Existem diversas técnicas e pontos de comunicação e persuasão que podem ser trabalhadas para se tornar um advogado de alto desempenho. Para citar alguns exemplos: evitar gesticular demasiado, ser objetivo e ir direto ao ponto, demonstrar segurança com a postura corporal e até mesmo o tom de voz podem colaborar.
Além da boa oratória, também é necessário que a comunicação escrita seja bastante assertiva. A redação de documentos e outros arquivos faz parte do trabalho de um advogado e, nesse sentido, um software jurídico pode colaborar bastante.
Ser ético – Trabalhar com ética é um dever de todo advogado, preconizado pelo Código de Ética da OAB. Existem diversas regras que devem ser seguidas para o bom andamento do trabalho e relacionamento com os clientes.
Para além disso, é fundamental que um advogado de alto desempenho se preocupe com questões extras. Ou seja, ele deve além dessas regras e realizar um trabalho ético e também empático.
Esse tratamento com o cliente faz com que o advogado se coloque no lugar do cliente, se posicionando de forma adequada para cada contexto. Nesse sentido, o advogado deve praticar uma escuta diferenciada dos sentimentos dos clientes, analisando e interpretando tudo o que lhe é falado.
Esse procedimento é fundamental para antecipar movimentos e ajuda a lidar com o cliente da melhor maneira possível. A empatia é o começo para uma atuação mais ética e preocupada com a parte que o profissional está representando.
O networking é fundamental – Como destacamos anteriormente, a participação de atividades fora do escritório de advocacia é fundamental para se tornar um advogado de alto desempenho.
Basicamente, o networking é uma rede de contatos profissionais. Você pode estabelecer isso com diversas pessoas, de diferentes ramos de atuação. Essas conexões são importantes tanto para os advogados, quanto para os escritórios de advocacia.
Esse processo deve ser feito de forma orgânica, mas o advogado precisa buscar o contato com pessoas.
Principalmente em eventos que ele esteja participando, pois este é o momento ideal para desenvolver melhor o seu lado pessoal. Assim, é importante estar aberto a convites de todas as áreas.
Quanto maior for o número de pessoas participantes do networking, mais chances todos têm de crescer em comunidade, com parcerias e oportunidades de negócio.
Contar com a tecnologia para administrar o tempo com inteligência – Por último, não poderíamos deixar de falar da tecnologia como aliada de um advogado de alto desempenho.
Mesmo que o setor ainda tenha algumas restrições ao uso dessas ferramentas modernas, cada vez mais o uso de softwares jurídicos está sendo um diferencial para os escritórios de advocacia.
A rotina de um advogado é pesada, com inúmeras tarefas e clientes para atender no dia a dia. Controlar esses dados, com agendas e informações precisas é um desafio e, por isso, a tecnologia é uma grande aliada.
Nos escritórios modernos, um software jurídico é utilizado para realizar a gestão administrativa, financeira e processual. Desse modo, é possível automatizar tarefas e permitir que advogados e gestores tenham mais tempo para o que realmente importa
O eNomos é um software jurídico que está alinhado com as novas tendências do mercado. Ele se tornou indispensável para a rotina do advogado, promovendo maior assertividade nas decisões e economia de tempo.
Desse modo, é possível aprimorar o fluxo da informação de seu negócio, aumentando também a produtividade e organização de sua equipe. Tudo isso porque o eNomos é capaz de automatizar os processos judiciais e administrativos, além de fazer o controle financeiro.
Para maior segurança do escritório de advocacia, os dados são guardados na nuvem em tempo real, podendo ser acessados de qualquer lugar do mundo. O eNomos ainda possui a vantagem de personalização, se adequando às suas necessidades.
1 comentário
Automação jurídica: a IA como grande aliada dos advogados · 9 de maio de 2024 às 10:08
[…] o contrário. A inteligência artificial ainda não tem a capacidade de substituir completamente o trabalho dos advogados, pois não consegue identificar as nuances dos casos legais. Além disso, ela não pode substituir […]